5 clássicos da literatura infantil brasileira

clássicos infantis

literatura infantil brasileira é riquíssima, cheia de autores, autoras e histórias que marcaram gerações de crianças, tornando-se verdadeiros clássicos! Afinal, quem aqui não conhece pelo menos um livro infantil de Ziraldo, Monteiro Lobato, Ruth Rocha ou Lygia Bojunga Nunes, por exemplo? Aliás, algumas dessas histórias fizeram taaanto sucesso que acaram até se tornando filmes, ganhando as telonas do cinema em adaptações lindas e emocionantes (confira 8 filmes brasileiros inspirados em livros infantis). Em uma homenagem a toda a diversidade e riqueza da nossa literatura brasileira, nós reunimos aqui 5 livros infantis que marcaram a literatura infantil brasileira. Confira:

1. A bolsa amarela – Lygia Bojunga

Raquel é a filha caçula em uma família que não leva muito a sério seu universo infantil. Ela tem três principais desejos: ser gente grande, ter nascido menino e virar escritora. Uma bolsa amarela, vinda dos desapegos da tia, parece ser o lugar ideal para abrigar esses desejos e outras histórias, em uma narrativa que mescla o real e o imaginário. Esta obra premiada é uma das mais importantes da autora Lygia Bojunga Nunes.

DESCUBRA:  Fralda Ecológica: tudo o que você precisa saber

DESCUBRA: 5 motivos para você falar com seu bebê na barriga

2. Marcelo, marmelo, martelo – de Ruth Rocha

Os personagens dos três contos deste livro são crianças que resolvem seus impasses com muita vivacidade: Marcelo cria palavras novas; Teresinha e Gabriela superam as diferenças e Caloca compreende a importância da amizade. Ruth Rocha torna encantada qualquer situação por mais comum que pareça…

3. O meu pé de laranja lima – José Mauro de Vasconcelos

Uma emocionante história de Zezé, um garotinho de 5 anos de uma família grande e carente. Zezé toma conta do seu irmão mais novo, enquanto seus pais enfrentam dificuldades para sustentar os filhos. Este livro também virou telenovela e foi sucesso nas telas de cinema.

DESCUBRA:  Estímulos naturais para os primeiros passos do bebê

DESCUBRA: Leitura para Bebês, conheça os benefícios

4. A história dos pingos – Mary França

Apesar de semelhantes, cada pingo tem sua cor… Este livro, escrito por Mary França, revela a criação dos 7 personagens: Pingo-de-Flor, Pingo-de-Fogo, Pingo-de-Ouro, Pingo-de-Sol, Pingo-de-Mar, Pingo-de-Céu e Pingo-de-Lua. Ao longo da história, os pequenos leitores desvendam as relações entre as cores dos pingos e a personalidade de cada um. A leitura também é um momento de descoberta para as crianças que se identificaram com as características de cada pingo.

5. O Menino Maluquinho – Ziraldo

o-menino-maluquinho

O menino maluquinho é uma série de quadrinhos eternizados na infância de muitas crianças. O Menino Maluquinho saiu das páginas dos livros para a TV, virou série, novela, peças teatrais, filmes, óperas e tema de diversos produtos infantis.

DESCUBRA:  Gravidez no primeiro mês

Coleções Leiturinha trazem clássicos da literatura infantil brasileira

E como nós somos apaixonados por literatura infantil, não poderíamos deixar de incluir entre as nossas coleções de livros, clássicos da literatura brasileira. Tem Monteiro Lobato, Maurício de Souza, Ziraldo e até Guimarães Rosa para crianças! Para saber mais, confira as Coleções Leiturinha

E você? Qual clássico da literatura infantil brasileira marcou a sua infância? 

Fonte: Leiturinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *