Tudo sobre alimentação do bebê de 0 à 6 meses

TUDO SOBRE ALIMENTAÇÃO DO BEBÊ DE 0 A 06 MESES | BLOG DO MEUBEE

Uma das principais dúvidas dos papais de primeira viagem, certamente, é saber tudo sobre alimentação do bebê nos primeiros meses de vida. Se você se encaixa nesse perfil, acompanhe essa matéria que separamos especialmente para ti. Dicas muito importantes para dar os primeiros passos.

 

Não é segredo para ninguém que o leite materno é o melhor alimento que se pode dar para o bebê em seus primeiros meses de vida. Segundo especialistas, amamentar até o sexto mês de vida é essencial para um crescimento mais saudável. A amamentação nessa fase da alimentação do bebê dispensa quaisquer tipos de alimentos complementares, inclusive águas ou chazinhos para alívio de dores e cólicas. Havendo impossibilidade de amamentar, é fundamental que se busque orientações médicas, a fim de que lhe seja receitada alimentações à base de fórmulas apropriadas para o nenê.

DESCUBRA:  A bolsa estourou. E agora?

 

Quais são os benefícios do leite materno?

O leite materno é um importante aliado à alimentação do bebê. As fórmulas infantis devem ser utilizadas em necessidades especiais e sempre sob orientações médicas. Veja abaixo alguns benefícios da amamentação:

 

  • Mantém a hidratação;
  • É um ótimo aliado à prevenção de doenças;
  • Age contra ação de cólicas ou diarreias;
  • Mantém o sistema de defesa imunológico ativo;
  • Reduz riscos de alergias, infecções, diabetes, obesidade, etc.

 

Vale lembrar que a amamentação não traz benefícios somente para o bebê. As vantagens também são para as mamães. Além de fortalecer os laços de afeto, a amamentação auxilia a perca de peso e previne o câncer de mama.

DESCUBRA:  A importância da vacina BCG

 

Qual é o momento adequado para amamentar o bebê?

Logo após o nascimento, o nenê deve ser alimentado através da amamentação. No primeiro mês de vida e não há restrições quanto ao horário. Ele pode e deve ser nutrido livremente, ou seja, sempre que sentir fome. Amamentar é um passo muito importante na alimentação do bebê.

 

Com que idade posso dar outros alimentos para o meu bebê?

A partir dos quatro meses de vida, crianças que não conseguiram se alimentar pelo caminho tradicional – a amamentação – e estão sendo sustentadas por fórmulas indicadas por pediatras ou nutricionistas, especialistas recomendam alimentação complementar com frutas selecionadas e raladas, papinhas ou purê de batata ou arroz. Para os pequeninos que passaram pela amamentação normalmente, a alimentação paralela pode ocorrer a partir de seis meses de idade.

DESCUBRA:  Benefícios da vacinação para os bebês e crianças

 

Alimentação do bebê com intolerância à lactose

Se o bebê só mama no peito, não tem jeito: a dieta terá de ser da mamãe. É necessário evitar produtos derivados da lactose, a fim de não ser transmitido para o leite materno. Para os que se alimentam à base de fórmulas infantis e não mamam no peito, a orientação de especialistas é que priorizem alimentos com lactose zero. Bebês intolerantes à lactose costumam ter sérios desconfortos abdominais, além de inchaço da barriga, gases, podendo chegar a problemas mais sérios. Se você tem dúvidas quanto a alimentação do bebê intolerante à lactose, é primordial que se busque orientações mais precisas de médicos pediatras e nutricionistas.

 

 

 

 

1 Comentário

  1. Pingback: ALIMENTAÇÃO NA GRAVIDEZ: O QUE COMER DURANTE A GESTAÇÃO » Meubbee

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *