Alimentação na Gravidez: o que comer durante a gestação

ALIMENTAÇÃO NA GRAVIDEZ: O QUE COMER DURANTE A GESTAÇÃO

Alimentação na gravidez é uma preocupação que deve ser redobrada e é um ótimo momento para se criar hábitos saudáveis, já que a ingestão de nutrientes é fundamental para o bom desenvolvimento do bebê.

Para a manutenção de uma dieta equilibrada, saudável e balanceada, separamos algumas dicas importantes sobre alimentação na gravidez. Vejam alguns itens que não podem faltar no cardápio de uma gestante.

Lácteos e derivados

O leite e seus derivados são importantes aliados à dieta. Contribuem para o desenvolvimento de ossos e dentes do bebê. Segundo especialistas, o recomendável é que se consuma de três a quatro copos de diário, em porção de 100 mg. É importante ressaltar que o leite pode ser desnatado ou integral, mas em ambos os casos deverá conter baixo teor de gordura. Queijo (feito do leite pasteurizado) e iogurtes são deliciosas combinações que contribuem para a formação de cálcio.

Carnes e ovos

As carnes são importantes fontes de proteínas que ajudam na produção das células e tecidos novos, tanto da mamãe quanto do bebê. Já os ovos, fonte de vitaminas D e B12 contém importantes nutriente para a formação do sangue da criança. A dica recomendada de consumo é de 60g por dia.

Feijão, carnes magras, cereais fortificados, espinafre

Durante a gravidez é fundamental fazer a ingestão de alimentos ricos em ferro. Isso ajuda a manter a energia e prevenir doenças do sangue, como anemia, por exemplo, evitando assim complicações do parto. O ideal é que o consumo seja na base de 30 mg de ferro. Caso a gestante não tenha consumido ferro necessário antes do período da descoberta da gravidez, alguns especialistas recomendam suplementos complementares à base de ferro. Nesse caso, é necessário consultar um obstetra de sua confiança. Os principais alimentos que são fontes de ferro e fundamentais para o complemento da alimentação de uma gestante são: feijão, lentilha, folhas verde-escuras e espinafre.

DESCUBRA:  Viajar grávida é uma boa?

Saber o que comer durante a gravidez pode ser muito relativo. É importante que se faça uma avaliação com especialista antes de escolher os alimentos mais adequados. Em todo caso, abuse de pratos ricos em vitaminas, tais como: cereais integrais, frutas, legumes, leite, leguminosas, peixes, carne magras…e beba muita água.

Evite também o consumo de bebidas alcoólicas, adoçantes artificiais, café, refrigerantes, chá preto ou verde. Algumas dessas bebidas podem estimular o risco do aborto espontâneo. Se é adepta a um cafezinho, o recomendável é que não ultrapasse uma xícara de café por dia, mas com conhecimento prévio de um médico.

Uma boa alimentação associada à prática de exercícios físicos é tudo que você precisa para uma gestação tranquila e saudável.

Aproveite e leia também tudo sobre alimentação do bebê de 0 à 6 meses aqui.

1 Comentário

  1. Pingback: 8 coisas para fazer agora que você vai ser pai » Meubbee

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *