Cuidados com a saúde do bebê recém-nascido

Cuidados com a saúde do bebê | BLOG DO MEUBBEE

Uma das principais preocupações dos papais de primeira viagem são os cuidados que se devem tomar com a saúde do bebê recém-nascido: o banho, a alimentação, o soninho…

Se você está se sentindo insegura (o), não se desespere: essa matéria tem algumas dicas bacanas para te deixar mais confiante.

Cordão umbilical

O coto umbilical é uma agonia para o início da jornada dos progenitores. Esse tipo de cuidado, embora pareça complicado e doloroso, pode ser mais simples do que se imagina. O cordão umbilical, geralmente, caí em duas semanas. Ele pode ser tratado sem receios de que o bebê esteja sentindo dores, pois, de acordo com profissionais, esta região realmente não dói. A limpeza deve ser realizada uma vez por dia, logo após o banho, com cotonete embebecido em álcool 70%. Em caso de sangramento, não precisa se desesperar. É só prosseguir com a limpeza normalmente.

DESCUBRA:  Visão: Como os bebês enxergam?

Como lidar com o choro excessivos?

Segundo especialistas em saúde do bebê, os nenéns choram porque tem alguma necessidade, e ela precisa ser suprida. O choro é um sinal de que tem alguma coisa errada acontecendo, já que eles ainda não conseguem falar. Ao contrário dos que muitos pensam e afirmam, ficar com o bebê no colo não é sinônimo de mimo. Mantê-lo em seus braços lhe proporcionará muito mais calma e segurança. Essa proteção precisa ocorrer com muito afinco antes de ele (a) completar os seis meses de vida. Essa fase é muito importante para garantir a autossuficiência posterior do nenê.

Cuidados na hora da higiene

Outro ponto importante para a saúde do bebê é o cuidado com a higiene. O banho diário parece ser uma tarefa complicada, entretanto não é. É natural que ele (a) chore nos primeiros meses de vida em contatos com a água, mas não precisa ficar com receios. Seja firme. Tenha atenção com a temperatura da água – o ideal são 36º. Cuidados redobrados com banhos excessivos também é muito importante, a fim de evitar gripes, resfriados e até possíveis pneumonias. Recomenda-se limpezas superficiais ao decorrer do dia com algodão umedecido e um banho diário logo pela manhã para higienes mais profundas. Tenha atenção para não entrar água no ouvidinho do bebê.

DESCUBRA:  Primeira Gestação: Aprenda a fazer seu Plano de Parto

Como colocar o bebê recém-nascido deitado?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a recomendação é que os nenês devam ser mantidos sempre de barriga para cima e sua cabeça de lado ou de frente. Essa prática é para minimizar engasgos com a própria saliva ou golfos (vómito).

Cuidados com a amamentação

A amamentação, quando feita de maneira correta, é principal aliada para a saúde do bebê. No primeiro mês de vida, não há restrições em relação a horários. Alimente-o sempre que houver necessidade, ou seja, sempre que ele der sinais de fome através do choro. Após esse período, recomenda-se que a alimentação seja controlada (de três em três horas), mas isso não significa que durante a noite é preciso acordá-lo para amamenta-lo. Se ele estiver dormindo confortavelmente, melhor que o deixe quieto.

DESCUBRA:  Obesidade Mórbida Infantil: você sabe o que é?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *