Recém-nascido: Como os bebês enxergam nos primeiros meses de vida

A partir dos primeiros dias, o recém-nascido foca objetos que se encontram a cerca de 20-25 centímetros dos seus olhos, exatamente a distância existente entre o rosto da mãe e o do bebê. Porém, que mais consegue ver o recém-nascido?

Quando nasce, o bebê ainda não tem capacidade para focar um objeto que se encontra a uma certa distância. Para além de que não consegue ver com ambos os olhos: cada olho foca os objetos de modo autônomo. Por essa razão, à medida que lhe aproximamos um objeto, a vista converge em direção ao interior. A este fato, completamente natural, chama-se estrabismo do recém-nascido. Irá desaparecer nas seguintes semanas de vida, quando se desenvolver a incipiente visão binocular e se fortalecerem os músculos que movem e coordenam a orientação dos olhos.

DESCUBRA:  Estou grávida e agora, o que fazer?

O que vê o recém-nascido até ao ano de idade

Seguidamente, explicamos-lhe, mês a mês, o que vê o recém-nascido a partir do nascimento e até ao primeiro ano de idade.

Primeiro mês

Quando o bebê nasce prefere as formas em movimento: o contorno dos olhos e a boca da mãe, as linhas curvas, como o peito materno. Também gosta dos objetos grandes, luminosos, e prefere os contrastes acentuados de luz e sombra.

Aos 2-4 meses

A sua distância focal é ampliada para 30-40 centímetros, o que também se deve ao fato de a sua cabeça ter adquirido mais mobilidade. O bebê sente-se atraído pelas cores fortes.

es como o vermelho, o azul e o verde, e pelas luzes intensas. A coordenação dos movimentos de ambos os olhos estabiliza, permitindo que foque os rostos a maior distância.

DESCUBRA:  Gravidez no primeiro mês

Aos 5-6 meses

Começa a utilizar ambos os olhos coordenadamente. A visão das cores é já semelhante à dos adultos. O bebê vê bem num raio de alguns metros, e a sua capacidade de focar imagens melhora. Já consegue seguir os objetos em movimento.

O bebê reconhece os rostos dos pais e das pessoas mais próximas, e sabe distinguir entre diferentes expressões. A sua agudeza visual é de cerca de três décimos.

Aos 7-9 meses

A agudeza visual é de cerca de 4-5 décimos.

1 ano

As imagens aparecem-lhe bem delimitadas e as cores são bem definidas. A agudeza visual é de seis décimos.

Fonte: omeubebe.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *